-
Arquitetos: Batlleiroig
- Área: 17385 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Antonio Navarro Wijkmark
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia estudantil Vita Student está localizada no bairro de Pedralbes em Barcelona, em um ambiente privilegiado. Uma localização central, perto de várias universidades de prestígio, rodeada por espaços verdes e aos pés da serra de Collserola. O edifício de 9.213 m² e 274 quartos é organizado em três volumes conectados entre si do térreo até o quarto andar.
Uma nova maneira de viver em contato com a natureza. O projeto da moradia promove uma nova forma de viver, com quartos equipados para desfrutar de total privacidade, complementados por espaços e serviços comuns que incentivam a vida em comunidade e o relacionamento entre estudantes. A organização volumétrica do conjunto permite liberar um grande espaço no terreno, respeitando a vegetação existente e proporcionando ao edifício espaços externos de qualidade e em contato com a natureza. Graças à disposição proposta, todos os quartos têm vistas para os espaços externos, garantindo aos estudantes e professores acesso à natureza a partir de cada um dos ambientes.
Espaços externos de qualidade e em contato com a natureza. A área comum mais importante é o grande jardim no interior do terreno, onde estão localizados a piscina, o anfiteatro ao ar livre, uma área de churrasco e áreas de convivência, espaços que permitem desfrutar de uma infinidade de atividades ao ar livre, uma das prioridades do projeto. Na cobertura do edifício, com vistas excepcionais da cidade de Barcelona, há outra área de uso comum e encontro. Todos esses espaços externos têm especial relevância em um clima e cultura como a nossa e diferenciam o Vita Pedralbes de outras residências localizadas no centro da cidade.
Espaços que promovem a vida em comunidade. Ao entrar no prédio pela Avenida Esplugues, através de um hall amplo, há uma visão direta para o jardim interno. O mesmo hall se conecta a uma grande área comum no nível inferior, iluminada por uma claraboia que projeta luz natural durante todo o dia. É nele onde se encontram todos os tipos de espaços comuns, como salas de estudo, de jogos, refeitórios comunitários, áreas de estar, academia.
Uma fachada simples e de qualidade. A fachada se caracteriza por sua simplicidade, qualidade e cor, integrando-se totalmente ao ambiente ajardinado do terreno. Seu design e modulação respondem diretamente ao programa, ajustando-se a duas situações diferenciadas por sua orientação e entorno. Por um lado, as fachadas sul e oeste são as mais expostas ao sol e as que estão em contato direto com o jardim; por isso, foram projetadas mais leves com terraços e vegetação que oferecem proteção solar e proporcionam aos quartos espaços externos de qualidade em contato com a natureza. Por outro lado, as fachadas norte e leste se relacionam diretamente com a rua, por isso, foram projetadas mais protegidas combinando áreas opacas com outras vazadas onde estão localizadas as sacadas dos quartos.
Foi projetada uma fachada ventilada com acabamento em cerâmica de cor verde e padrão geométrico que é enquadrada por venezianas de alumínio as quais enfatizam sua modulação. Esse acabamento e sua geometria geram um jogo de sombras que varia ao longo do dia, caracterizando a imagem do edifício.
Um projeto sustentável que gerencia de forma responsável os recursos. O edifício foi projetado sob estritos parâmetros de sustentabilidade e economia de energia, com uma envoltória térmica e organização volumétrica que reduzem sua demanda ao mínimo. Da mesma forma, a incorporação de uma série de medidas e a alta eficiência de suas instalações reduzem ao mínimo as emissões de CO2, o que significa que o residencial consome 85% menos do que o estabelecido pela regulamentação. Foram incorporadas fontes renováveis de produção de energia, como painéis solares fotovoltaicos - com uma produção anual de 42 MWh - e painéis solares térmicos para a produção de água quente - cobrindo 70% da demanda do edifício.
Ao mesmo tempo, optou-se por implementar uma gestão responsável da água, com a introdução de equipamentos eficientes, vegetação nativa de baixo requerimento hídrico e reutilização de 100% das águas pluviais. As águas pluviais provenientes das coberturas são utilizadas para irrigar todas as áreas verdes e as das instalações externas são infiltradas no próprio terreno. Com essas medidas, reduzimos ao mínimo o consumo de água e o despejo na rede de esgoto. No prédio, a mobilidade sustentável é incentivada com espaços destinados a bicicletas e patinetes, e com escadas abertas e atraentes que conectam as áreas comuns e promovem trajetos internos saudáveis. Por tudo isso, a moradia estudantil Vita Student prevê obter o certificado de construção sustentável BREEAM, bem como uma alta classificação energética A.